Paulo Nogarol - Identidade visual
Meu nome é Paulo Nogarol, sou designer gráfico, possuo o meu próprio escritório de design e esse é o projeto de minha identidade visual de marca.
Escrever essas palavras me deixa feliz. E por alguma razão, isso me emociona. Talvez seja porque o resultado do projeto foi muito significativo para mim.
O que você verá a seguir é uma extensão de quem eu sou e do que acredito, o que é mais essencial na minha vida.
É disso que se trata a minha marca.
MOTIVO
Eu estava usando uma identidade que criei no início da minha carreira como designer. Com o passar do tempo, em um processo de autoconhecimento e amadurecimento dos meus processos criativos, percebi que aquela identidade não me representava.
Eu não estava mais conectado a ela e isso atrapalhou minha comunicação de várias maneiras.
estratégia
Decidi aplicar todas as técnicas que conheço ao criar a nova identidade. Isso me fez perceber com uma convicção ainda maior a profundidade que um projeto de identidade visual pode ter.
Essa imersão me fez conectar com a minha história e ao mesmo tempo teve o poder de me fazer olhar para o futuro, de me conectar com novos sonhos e me fez me visualizar em novas áreas de atuação, mas ainda dentro da área criativa.
A nova identidade precisava ser:
Sóbria sem parecer distante;
Firme sem ser pesada;
Humana, mas não brincalhona.

PROCESSO
Tudo começou com o briefing e, por meio dele, destaco alguns pontos cruciais e genuínos que identifiquei para encontrar a essência da minha marca:
1. Eu dependo de Deus para tudo.
Desde abrir meus olhos até levantar e dar meu último suspiro antes de dormir.
2. Encontrei meu propósito.
Consegui conectar meu momento atual como designer de marca com toda a minha história. E com a imersão no meu projeto descobri o motivo que me faz levantar todos os dias:
Sou apaixonado por empreendedorismo e por ver os negócios crescerem.
personalidade da marca
As próximas etapas do processo criativo me fizeram entender que minha marca deve ser percebida como sóbria, humana e competente para me representar fielmente.
CONCEITO
Há algum tempo comecei a admirar e a cuidar das plantas. Esse hobby me faz sentir a energia da natureza, perceber a vida, me conectar com Deus e sentir sua presença. E desde o início do projeto, percebi que poderia algo relacionado a plantas na minha identidade visual.
A pesquisa para criar o logotipo me levou à oliveira, árvore que simboliza vários atributos relacionados a mim: força, prosperidade, visão, esperança e paz.
A oliveira representa ainda algo de valor, almejado, de longa duração, características que podem ser atribuídas a cada marca que crio. E seu fruto produz azeite, que é um símbolo de algo sagrado e santo, de sabedoria, fertilidade, poder e pureza.
Existe até uma passagem na Bíblia em que o autor declara sua confiança no amor de Deus para todo o sempre e se compara a uma oliveira verde.
Estava claro para mim que a oliveira poderia me representar.

Veja outros projetos:

Back to Top