Açougue Aniceto - Identidade Visual

O Açougue Aniceto é uma empresa familiar do interior do Estado do Espírito Santo e que está há mais de 30 anos no mercado.
A empresa se prepara para um reposicionamento, que envolve a venda de produtos mais nobres, com maior valor agregado e também a atuação em outro negócio, ainda dentro do ramo de carnes.
Hoje o seu atendimento principal é para pessoas que compram carnes comuns, para o dia a dia, e que se preocupam em pagar menos. O desejo da empresa é alcançar pessoas que possuem maior poder aquisitivo e valorizam uma experiência de sabor com carnes de cortes selecionados, que valorizam uma experiência de compra diferenciada.
O objetivo principal deste projeto foi criar uma identidade que mantivesse o lado tradicional, afinal de contas a empresa existe desde 1989. E, ao mesmo tempo, era necessário eliminar associações com uma marca antiquada, ultrapassada.
A ideia é fazer com que as pessoas ao terem contato com a marca, sintam uma empresa diferente do comum, diferente do que é visto na cidade.
A identidade visual deve encontrar um equilíbrio entre o tradicional, fazendo referência à história da empresa, e o novo, o diferente, comunicando-se com o que é atual, contemporâneo.
Isto deve parecer:
• Sóbrio, sem ser sisudo
• Comunicativo, sem ser infantil
• Ousado, porém amigável
• Elegante, porém acessível.
A inspiração para o símbolo do Aniceto veio do cutelo, mas em sua forma e uso primitivos. Há registros arqueológicos que mostram os primeiros “machados de mão” utilizados há milhões de anos, no Paleolítico, período mais antigo da pré-história. Essa inspiração no que é antigo faz referência indireta à tradição da empresa. Algo próximo a “voltar às nossas origens, revisitar a nossa história, como começamos e chegamos até aqui”.
Há inspiração também nas fibras das carnes, fazendo uma referência direta ao principal produto da empresa.


Para dar mais autenticidade à identidade visual e também para aumentar a versatilidade de aplicação da marca, foi criado um padrão gráfico que ilustra elementos do dia a dia de um açougue. Os traços da ilustração dão um aspecto vintage aos elementos, o que contribui para a percepção de uma marca refinada e de tradição.


Direção de arte e Design: Paulo Nogarol
Ilustrações: Luisa Mollo
Cliente: Açougue Aniceto/ES
Projeto: Identidade visual de marca
Ano: 2021

Veja outros projetos:

Back to Top