A sua apresentação é uma mochila. Qual é o peso dela?

Seus ouvintes não precisam de mais peso ou mais incômodo para carregar as mochilas deles.

Quanto pesa a sua vida? Imagine por um segundo que você está carregando uma mochila…

E agora coloque nela todas as coisas que estão em sua vida. Comece com coisas pequenas, de quando você era criança: as prateleiras, os desenhos e então você começa a adicionar coisas maiores. A mochila deve estar começando a ficar um pouco mais pesada agora..

Você tornou-se maior!

Sua experiência, seu carro, sua casa.. todas essas coisas estão em sua mochila. Agora coloque nela as pessoas: comece com contatos superficiais, amigos de amigos, seus irmãos e irmãs e sinta o peso da sua mochila.

Imagine que a sua próxima apresentação seja uma mochila.

Sinta o peso de sua apresentação: você consegue “carregá-la” facilmente ou você mal consegue andar com ela nas costas? Ela faz você andar arrastado, pesado, cansado por causa da grande quantidade de palavras, conteúdo ou slides?

O peso de sua mochila (sua apresentação) estará nos seus ouvintes quando você tiver terminado de falar. Não torne as mochilas deles ainda mais pesadas com a sua apresentação.

Lembre-se: as mochilas deles já estão cheias. Não as torne ainda mais difíceis de carregar e incômodas.

Simplicidade é a chave. Aja como se você tivesse que pagar por cada palavra que você usar em sua apresentação, diga apenas o que é realmente necessário!

Como você pode simplificar a sua mochila?

  1. Estude o assunto e o seu público e resuma sua apresentação ao máximo e na linguagem que seu público entenda o que será dito.
  2. Trabalhe as fontes utilizadas nos slides de forma que você prenda a atenção das pessoas e ao mesmo tempo aproveite melhor o espaço livre. (Leia mais aqui)

Fonte: http://www.slideshare.net/ethos3/simplify-simplify-simplify